Conheça Itaúna...

domingo, 1 de junho de 2008

A maravilha que só tem aqui!


Novidade no céu e na terra de São Gonçalo. A cidade, que está sendo considerada como um dos melhores pontos do estado para a prática de vôo livre, abriga um dos únicos vulcões do estado, inativo há mais de 60 milhões de anos.

O Maciço de Itaúna atraindo a atenção de praticantes de vôo livre e de geólogos desde o início da década de 90. O local, que está dentro da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim (APA de Guapimirim) abrigou um vulcão entre 65 e 70 milhões de anos atrás e é utilizado pelos praticantes do vôo livre. Além disso, a bela vista da Baía e Guanabara é outro atrativo do maciço que encanta os visitantes.

Para os amantes de vôo livre, especialmente parapente e asa-delta, o maciço é o local ideal para a prática do esporte porque conta com uma das melhores condições climáticas do estado. Com aproximadamente 300 metros de altura, os saltos do maciço permitem que os esportistas ganhem altitude em pouco tempo. Praticantes de todo o estado, principalmente das cidades vizinhas como Niterói, Rio de Janeiro, Rio Bonito, Itaboraí e Maricá, vêm até São Gonçalo para conhecer e desfrutar da descoberta.

Segundo o geólogo André Ferrari, Phd em Geologia e professor da Universidade Federal Fluminense, o maciço de Itaúna conta com rochas magmáticas, resultantes de vulcanismo explosivo, que podem ser vistas na encosta dos morros. O vulcão já está extinto e não corre risco de voltar à ativa, mas o local pode se tornar um pólo de estudos geológicos e de turismo ecológico e científico. A área conta ainda com resquícios de Mata Atlântica, justificando a proteção ambiental do local.


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
São Gonçalo, RJ, Brazil